quinta-feira, outubro 05, 2006

Jornalista não é notícia

Segundo Franklin Martins, jornalista não é notícia. “Se é, um dos dois, o jornalista ou a notícia, está com problemas”. Mas ele também menciona algumas exceções a essa regra. Uma delas é se um jornalista lança um livro. E, se repararmos bem, a notícia não é o repórter, mas a obra. Ontem ocorreu uma dessas exceções: lançamento do livro Políticos do Brasil, de Fernando Rodrigues, em Brasília.

A livraria onde ocorreu a noite de autógrafos estava mais movimentada que o Congresso Nacional em véspera de eleição. ACM, Eduardo Suplicy e Arlindo Chinaglia foram alguns dos políticos por quem passei dentro da livraria durante o tempo em que estive por lá comprando o livro e esperando na fila de autógrafos. Diferente das demais, aquela era uma fila da qual ninguém reclamou. Nem mesmo quando alguns entravam na frente. Desconfio que isso se deu por dois fatores: em primeiro lugar o ambiente e as companhias agradáveis e, em segundo, pelo vinho que estavam servindo. Teve até jornalista de TV indo embora “alegrinho” e enrolando a língua pra falar. Mas, afinal, ali era ambiente de confraternização mesmo, não?

Repórteres mais respeitados de todos os principais veículos de comunicação estavam em peso por lá. O próprio Franklin Martins, agora na Band, Helena Chagas, chefe do SBT local, Cristiana Lobo, da GloboNews, entre alguns jornalistas da Folha, Valor Econômico, e Estadão estavam por lá. Os autores dos principais blogs de política também: Josias, Noblat, Moreno e, porque não dizer, eu, o estreante da praça, além do próprio Fernando Rodrigues, autor do livro.

Conheci e conversei com o simpático Josias de Souza, na fila, sobre blog e política, é claro e, ao final, cumprimentei a estrela da noite e recebi meu autografo:

"Caro Danilo,
Futuro grande jornalista,
Um livro p/ + tranaparência
Na política
Um abraço e boa
sorte na profissão” (FR)


Conheço o Fernando Rodrigues desde o início do ano, quando da entrevista com ele para minha monografia, e o encontro de vez em quando a partir de então. Mas esse encontro foi um dos mais produtivos, pois saí dele com mais de 400 páginas de informações sobre os todos os vencedores nas eleições de 1998 e de 2002, o patrimônio deles e muito mais. E tenho certeza que essas informações serão muito úteis a esse blog.

10 Comments:

Blogger Amanda said...

Ai que vontade estar em Brasília ontem..!!! hahaha...
Mas enfim... também já garanti o meu "Políticos do Brasil", embora não tenha tido uma noite tão agradável quanto essa..!!!
E concordo plenamente que saiu de lá com informações muito úteis. O tipo de livro que todo cidadão deveria ter na cabeceira da cama.. para não acabar elegendo "Malufs" e "Collors" por aí...!!
Boa leitura!! beijos e assim como Fernando Rodrigues.. sucesso!!
Amanda

quinta-feira, outubro 05, 2006  
Anonymous Anônimo said...

"A livraria onde ocorreu a noite de autógrafos estava mais movimentada que o Congresso Nacional em véspera de eleição"

Normal, né?

É isso aí, moleque... só na rodinha dos coleguinhas

quinta-feira, outubro 05, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Mas vc está chique demais, hein???
Beijos

quinta-feira, outubro 05, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Danilo,
Brasília é bom nesse lado né? Sempre há chance de encontrar as feras do jornalismo político. Aprovieta aí, faça contatos e, quando virar um deles, se lembre dos amigos...

sexta-feira, outubro 06, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Mas esse menino tá ficando chique demais gente!!!!Bjos!!!

sexta-feira, outubro 06, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Paulinha

sexta-feira, outubro 06, 2006  
Blogger Eduardo Bresciani said...

Alarme falso. Não bloquearam nada aqui na Câmara não, o servidor que estava com problemas. Pode manter teu blog no blogspot...hehe
abraço

sexta-feira, outubro 06, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Sr. Danilo,
E os comentários do debate de ontem?
Abçs, Silvia.

segunda-feira, outubro 09, 2006  
Anonymous Anônimo said...

falando nisso de troca nos papéis dos jornalistas, foi ridículo ontem, depois do debate, o Mitre e o Boechat dando entrevistas para os repórteres da Band... muito feio.

segunda-feira, outubro 09, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Vai se fudê filho da puta, Blog de bichinha... Vai trabalhar em uma coisa mais séria e parar de brincar de ser comentarista.

quinta-feira, outubro 19, 2006  

Postar um comentário

<< Home